Festival Itinerante

O I Festival Itinerante de Quadrilha Junina, em 2010 teve sede em dois locais em Cascavel e foi um piloto bem sucedido, mostrando a possibilidade de ampliar a ideia posteriormente. A partir do sucesso do primeiro festival, o Instituto Beija Flor, com a intenção de promover uma festa em maiores proporções tanto no que se refere a qualidade quanto a sua dimensão física, em parceria com a Associação Frei Tito de Alencar decidiu sediar uma parte do festejo também na cidade de Pindoretama.

O Ceará Junino é um festejo regional, a intenção de ampliar sua dimensão da necessidade que se tem de aproximar o público e inclui-lo dentro da importância que é o evento para o estado do Ceará. A possibilidade de duas cidades sediarem a etapa regional do Ceará Junino significa dar ao festejo múltiplas características como estética, tradição local, público e visibilidade em dimensões muito maiores.

A partir de todos esses aspectos, os artistas locais têm mais uma oportunidade para apresentar seus trabalhos de dança, teatro, música e artesanato e criar dentro do evento uma vitrine da própria cidade, mostrando o que se produz em termos de arte e cultura no lugar. Outra importante vantagem é a geração de renda para pequenos comerciantes locais, vendedores de produtos e comidas típicas.

O II Festival Itinerante de Quadrilhas Juninas de Cascavel/Pindoretama é o momento máximo da cultura regional entre as duas cidades onde ambas compartilham a importância de resgatar e tornar possível a vivência dos seus povos em um nordeste de cores, musicalidade e alegria, popularmente conhecido como São João.